Seção Judiciária de São Paulo

TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Acesso à Intranet
Menu
InternetSustentabilidade e AcessibilidadeDatas ComemorativasSustentabilidade

Sustentabilidade

17 de Maio - Dia Internacional da Reciclagem

O Dia Internacional da Reciclagem é celebrado no dia 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com a finalidade de estimular a reflexão sobre o descarte correto dos resíduos e o impacto de nossos hábitos no ambiente. 

 Para se ter uma ideia da importância da reciclagem, o PNUMA (Programa Nacional Nacional para o Meio Ambiente) alertou que a geração de resíduos sólidos urbanos pode crescer de 2,3 bilhões de toneladas (em 2023) para 3,8 bilhões de toneladas em 2025. 

  E a revista  National Geografic (2022) indicou 5 fatos que justificam a importância da reciclagem:  

  1. A reciclagem reduz o consumo de recursos naturais;  
  2. A reciclagem pode reduzir as emissões de CO2 e diminuir o aquecimento global;  
  3. O fim do desperdício de alimentos poderia reduzir as emissões de CO2 em 49%; 
  4. O descarte de lixo inadequadamente polue o solo e contamina a água, além de causar doenças;  
  5. A reciclagem gera empregos e melhora as condições de trabalho. 

Mas afinal, no que a Justiça Federal de São Paulo contribui para a reciclagem dos resíduos nas suas dependências? 

Para melhor identificação das lixeiras, foram criados cartazes informativos sobre os tipos de resíduos reciclados a serem coletados.  

De acordo com os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) dos edifícios da Justiça Federal de São Paulo, tornou-se praxe adotar lixeiras com sacos pretos destinadas ao lixo não reciclável e lixeiras com sacos coloridos destinadas aos resíduos recicláveis.  

E os papéis devem ser depositados em lixeira própria ou em uma caixa de papelão disponível próxima à impressora, tomando-se o cuidado de retirar “grampos” destes papéis, se houver, pois estes metais não se reciclam. 

Os resíduos gerados devem ser retirados por catadores de coleta seletiva de cooperativas, associações ou por intermédio de ação da Prefeitura local. Estas parcerias atendem as necessidades de descarte de materiais recicláveis e reutilizáveis, observando-se fatores sociais e ambientalmente sustentáveis. 

A Justiça Federal de São Paulo realiza regularmente palestras e campanhas informativas sobre o tema.  

Participe!  

Descarte o lixo reciclável e não reciclável na lixeira correta; 

Não jogue lixo orgânico na lixeira de reciclável. 

Adote os 5 da Rs da Sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.  

Créditos: Cláudia Rafael Amâncio Nasrallah, servidora da Seção de Gestão Socioambiental e Acessibilidade, da Justiça Federal de São Paulo. 

Referências Bibliográficas 

 National Geographic. Por que a reciclagem é importante? 5 fatos que precisa saber. Publicado em 24 de mai. de 2022. Disponível link: Por que a reciclagem é importante? 5 fatos que você precisa saber | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com) Acesso em: 07/05/2024. 

 Nações Unidas do Brasil. PNUMA: O mundo precisa superar a era do desperdício e transformar o lixo em recurso. Publicado em 28 de fev. de 2022.Disponível link: https://brasil.un.org/pt-br/261852-pnuma-o-mundo-precisa-superar-era-do-desperd%C3%ADcio-e-transformar-o-lixo-em-recurso Acesso em 07/05/2024. 

eCycle. Faça sua parte no Dia da Reciclagem e ao longo de todo o ano e recicle seus resíduos.S.d. Disponível link:Dia Internacional da Reciclagem: 17 de maio chama para engajamento - eCycle . Acessado no dia 07/05/2024. 

 National Geografic.Reutilizar Plástico em casa: porque é importante e como fazer. National Geografic . Publicado 20 de abr de 2022, atualizado 9 de abr. de 2024. Disponível link: Reutilizar plástico em casa: porque é importante e como fazer | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com) Acesso: 11 de abr de 2024. 

SENAC. Os 5Rs da sustentabilidade: Saiba como preservar o meio ambiente. S.d.Disponível link: 5 Rs da sustentabilidade: Saiba como preservar o meio ambiente – Programa Ecos (senac.br) Acesso: 08/05/2024.

 

22 de março - Dia Mundial da Água. Vamos refletir a respeito?

No dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água, com o objetivo  de destacar e colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta.

Certamente já ouviram dizer que o planeta Terra deveria chamar-se planeta "água", pelo fato de cerca de 75%  de sua superfície ser coberto por águas. Contudo, deste total, 97,2% são composto por água salgada, sobrando menos de 3% de água doce.  E um dado assustador: apenas um terço dessa água doce é acessível!

A água, imprescindível para a saúde, participa e regula das mais variadas funções para o bom funcionamento do corpo humano. Podemos citar:

  • Regulação da temperatura corporal pela transpiração; 
  • Transporte de substâncias - o plasma sanguíneo é constituído por 90% de água, responsável pelo transporte de diversas substâncias, como sais minerais e nutrientes;
  • Eliminação de substâncias - a urina carrega as substâncias nocivas filtradas pelo rim;
  • Proteção de Estruturas como cartilagens - é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem.  Também está presente no líquido amniótico responsável pela nutrição e proteção do feto.

Estima-se que quase 3 bilhões de pessoas não tenham acesso às instalações básicas para a higienização das mãos, expondo o ser humano a uma grande variedade de enfermidades. Infelizmente, no mundo atual, cerca de 2,2 bilhões de pessoas continuam sem acesso a água potável, e 4,2 bilhões de pessoas não tem serviços de saneamento.

Indispensável fonte de vida, é importantíssima para todo o equilíbrio do nosso planeta, logo, a falta de recursos hídricos prejudica não só a agricultura e a pecuária, como também toda a fauna e a flora. Em épocas de secas, muito se perde da biodiversidade, agravando-se ainda mais na ocorrência de incêndios.

É possível evitar a contaminação das águas?

Sim, pois cada cidadão tem uma parcela de responsabilidade em suas atitudes. É importante conscientizar-se!

Destacamos algumas ações para melhor preservação dos recursos hidrícos:

  • Não jogar lixo nos rios, lagos e mares.
  • Não descartar o óleo de cozinha no ralo. Acondicionar em recipiente adequado e entregar para uma cooperativa reciclar;
  • Ter sempre uma sacola disponível, de preferência biodegradável, para recolher resíduos ao frequentar locais como praias, mananciais etc.
  • Separar e descartar o lixo em coletores especifícos, certificando-se de estarem bem lacrados, em especial quanto ao lixo orgânico.
  • Não descartar medicamentos ou outros materiais hospitalares em locais inapropriados. Algumas farmácias recebem remédios vencidos;
  • Reduzir o desperdício de água, fechando as torneiras ao escovar os dentes, o chuveiro durante o banho, entre outras ações conscientes;
  • Evitar a erosão do solo, promovendo a cobertura vegetal nos locais com essa tendência;
  • Usar menos produtos químicos para limpar a casa, optando se possível, por produtos biodegradáveis.
  • Denunciar ligações clandestinas em esgotos;
  • Evitar o consumo de utensílios plásticos descartáveis (como sacolas, canudos, copos, garrafas, etc.). Se usar, recicle-os.

Pense: Sem água, não há sobrevivência!

Sugestões de Leitura:

Água e Paz | ONU-Água (unwater.org) 
World Water Day | United Nations 

Referências:  
SANTOS, Vanessa Sardinha – 22 de março - Dia Mundial da Água. UOL.c2024. Disponível em:
<https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm.> Acesso em: 08 de marc. de 2024.
Dia Mundial da Água 2024: Importância, história e curiosidades da água. Iberdrola.c2024. Disponível em: <Dia Mundial da Água 2024 - Iberdrola>. Acesso em: 08 marc. de 2024.
BANDEIRA, Katarina. O que fazer para evitar a poluição hídrica. UNG.2018.  Disponível em: < O que fazer para evitar a poluição hídrica? | UNG> Acesso em 11 marc. de 2024

GUITARRARA, Paloma.  Poluição da Água. UOL. Disponível em < brasilescola.uol.com.br/quimica/poluicao-agua.htm&gt; Acesso em 11 de março de 2024.

Autoria: Claudia Rafael Amancio Nasrallah, servidora da Justiça Federal de São Paulo

 

16 de Março - Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

No dia 16 de março comemora-se o dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, instituído pela lei nº 12.533, de 02 de dezembro de 2011.
Atualmente, vemos nos meios de comunicação, matérias a respeito de efeitos climáticos; de um lado são chuvas e tempestades fora da normalidade e por outro secas extremas; temperaturas em desequilíbrio. Mudanças bruscas e repentinas. Por essas razões, há a importância e necessidade de se tratar cada vez mais da conscientização sobre mudanças climáticas. 
Nós, seres humanos, somos os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas com atitudes inadequadas que contribuem no aumento do volume da emissão dos gases acelerando o efeito estufa. Alguns exemplos:

  • Queima de combustíveis fósseis, o que emite gases nocivos à atmosfera; 
  • Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal; 
  • Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis; 
  • Poluição do solo e dos recursos híbridos, o que altera o equilíbrio ambiental. 

Mas afinal, o que podemos fazer? Abaixo, apresentamos os 5 passos para reduzir o impacto nas mudanças climáticas. 

  1. Evitar o uso de saco plástico, já que a sua produção é feita a partir do petróleo, o que acaba contribuindo para a emissão de gases nocivos, entre eles, os de efeito estufa; 
  2. Buscar alternativas para combustíveis fósseis, substituição por biocombustíveis e em lugares quentes trocar o uso da energia elétrica pela energia solar; 
  3. Reduzir o uso do carro para se deslocar preferindo o transporte público (metrô ou ônibus que usa biodiesel como combustível); 
  4. Consumir produtos sustentáveis de empresas que têm compromisso com o meio ambiente. 
  5. Diminuir o consumo de carne e leite. A pecuária é responsável por boa parte do lançamento do gás metano, através do estrume dos animais 
  6. E se acaso consumir produtos florestais, dar preferência pelos desenvolvidos por comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, ou seja, com responsabilidade social. 

Reflita: Temos muito ainda a contribuir para diminuir o impacto das mudanças climáticas e as próximas gerações poderão se deparar com efeitos ainda maiores se nada for feito para conter este avanço.

Referências:
Aquecimento global – “National Geographic”: https://www.nationalgeographic.com/environment/climate-change/ . Acesso em 07 de março de 2024.
Mudanças climáticas: causas e consequências - Brasil Escola (uol.com.br) , texto escrito por Vanessa Sardinha dos Santos. Acesso em 07 de março de 2024.
Pequenas ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas sobre a Terra (uol.com.br) . Acesso em 07 de março de 2024. 

Autoria: Claudia Rafael Amancio Nasrallah, servidora da Justiça Federal de São Paulo

 


Publicado em 06/06/2023 às 12h39 e atualizado em 07/08/2025 às 17h02