TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetiNovaJusp

Banco de Soluções

Planilha para Cálculo do Valor da Causa

A planilha foi desenvolvida no iJuspLab pelo dr. Caio Moysés de Lima e pelos contadores Eric Fujita e Claudia Panzica, a pedido do Centro Local de Inteligência de São Paulo - CLISP, para facilitar a atividade de juízes e servidores na identificação, rápida e fácil, do correto valor da causa, e, assim, se a competência é das Varas Federais ou dos Juizados Especiais Federais. 

Cumpre frisar que, apesar da autorização de uso pelo TRF3, a ferramenta funciona ainda na versão beta e não possui suporte técnico oficial, portanto no momento está sendo franqueado seu uso apenas ao público interno na Seção Judiciária de São Paulo. Há grande empenho para que a planilha possa ser institucionalizada e divulgada para o público externo.

Consulte. 

Manual de Uso

Mapeamento de Oportunidades de Inovação

O IjuspLab desenvolveu no ano de 2018 o seu modelo de captação de desafios para serem trabalhados no Laboratório, em busca do desenvolvimento de soluções de design, de forma colaborativa, horizontal e cocriada. 

O processo consistiu na criação de um roteiro de entrevistas; elaboração de campanha de divulgação do projeto; agendamento e realização de entrevistas com servidores, magistrados e usuários; compilação dos desafios encontrados (Mapa de Oportunidades de Inovação); priorização dos desafios de acordo com o grau de impacto, complexidade, adequação ao tipo de solução (design ou inovação tecnológica) e tempo estimado de solução.

Foram realizadas 137 entrevistas com magistrados, servidores, advogados, jurisdicionados e outros usuários de nossos serviços.

Neste primeiro ciclo, foram montadas equipes multidisiplinares para tratar de 3 temas principais: 

Tema 1 - Atendimento/Acolhimento ao Cidadão
(inexistência de canais de atendimento, esclarecimento e triagem com linguagem e acesso facilitados)

Tema 2 - Movimentação de Servidores
(ausência de uma política bem definida de relotação para os servidores e meios para viabilizá-la)

Tema 3 - Redes de Colaboração
(falta de integração entre área-fim e área-meio; entre áreas administrativas; entre subseções e com outros órgãos)

Todos já foram objeto de oficinas de Design Thinking, com prototipação de soluções, e atualmente se encontram em fase de implementação.

Os próximos temas relacionados no Mapa serão trabalhados no iJuspLab após o primeiro semestre de 2019, conforme tabela "Encaminhamento iJuspLab", de acordo com a capacidade do Laboratório.

Os temas relacionados à tecnologia de informação serão encaminhados para Startups ou direcionados para áreas competentes (conforme demonstrado na tabela "Encaminhamento Soluções Tecnológicas". E os demais temas terão encaminhamentos distintos conforme informado na tabela "Encaminhamento Áreas Específicas".

O Mapeamento de Oportunidades de Inovação será refeito sempre que o Laboratório iniciar o tratamento do último grupo de desafios.

Publicado em 26/06/2018 às 16h40 e atualizado em 07/12/2023 às 19h33