2021 - 4º Aniversário do iJuspLab e 1º E-Labs
2020 - Webinar Comemorativo do 3º Aniversário do iJuspLab
Em 12/06/2020 o iJuspLab realizou seu primeiro webinário, para comemorar virtualmente três anos de existência. O evento foi dividido em painéis na parte da manhã e uma roda de conversa dos laboratórios de inovação da Justiça Federal na parte da tarde.
2020 - Primeira Oficina de Design Thinking Online

Após diversos testes o iJuspLab realizou a primeira oficina virtual, utilizando a plataforma de videoconferência Webex e o quadro branco virtual Miro.
Em um trabalho conjunto do iJusplab com o i9.JFRN e o iJuslab/ES, foram desenhadas possibilidades para um modelo de teleaudiências, que foram incorporadas na Nota Técnica Conjunta CLISP E CLIRN nº 02/2020.
Após essa primeira experiência o iJuspLab logrou voltar às suas atividades normais, apesar da pandemia, tendo já sido realizadas diversas outras oficinas online.
2019 - Presidente do STF visita o iJuspLab

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, juntamente com o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, visitaram o iJuspLab no dia 2/12/19 .
Durante a visita os ministros conheceram os projetos, as instalações e as metodologias de trabalho desenvolvidas no laboratório ao longo de mais de dois anos de existência.
O presidente do STF salientou o pioneirismo do iJuspLab e a importância do trabalho desenvolvido ao longo de mais de dois anos de existência. “Os laboratórios são espaços de discussão horizontal onde a criatividade está sendo usada para resolver problemas e tornar o Judiciário mais eficiente, competente e transparente”, enfatizou.
Assista aqui a reportagem sobre a visita
2019 - 1º Festival de Inovação Aberta
Em comemoração aos 2 anos de inauguração do iJuspLab, a Justiça Federal de São Paulo realizou seu primeiro festival de inovação aberta. O Festival JustPitch abriu as portas da instituição para apresentação de projetos criados por startups e legaltechs.
Os Pitchings foram realizados no dia 27/09/2019 como parte das comemorações do aniversário do iJuspLab, sendo premiadas as três melhores ideias apresentadas. O dia iniciou com palestras sobre temas atuais de inovação ao final houve um coquetel de lançamento do livro “iJuspLab: conceito, criação e práticas do primeiro Laboratório de Inovação do Poder Judiciário”.
Acesse a versão virtual do livro
2019 - Encontros LIODS
O iJuspLab hospedou, ao longo do ano de 2019, várias oficinas para desenvolver indicadores relacionados ao alinhamento do Plano Estratégico da Justiça Federal e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que traz metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos os habitantes do planeta.
A Conselheira do CNJ Maria Teresa Uille abriu o primeiro evento com uma apresentação geral sobre os ODS. Nos eventos seguintes foram debatidos os desafios relacionados à área de saúde, como as ações de fornecimento de medicamentos, e o aperfeiçoamento das execuções fiscais como forma de melhorar a capacidade de arrecadação e reforçar as receitas para atingir os objetivos propostos na Agenda 2030.
Em 21/08/2019 o Conselho Nacional de Justiça editou a Portaria 119/2019 que instituiu formalmente o LIODS - Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS, e posteriormente editou o Provimento 85/2019 que incentiva os Tribunais do país a criarem seus próprios laboratórios de inovação.
Veja as reportagens:
LIODS - Execução Fiscal e Medicamentos
2019 - Global GovJam
Pelo segundo ano consecutivo, o iJuspLab sediou o Global GovJam, evento mundial que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, voltado à experimentação e à disseminação de novas ideias e soluções inovadoras ligadas aos serviços públicos.
Essa edição contou com a participação presencial de 24 pessoas entre servidores, cidadãos e representantes dos setores público e privado.
Os participantes foram divididos em três times que, a partir de um desafio proposto, utilizaram a metodologia do design thinking para a construção de soluções inovadoras focadas nas necessidades do cidadão.
As soluções foram compartilhadas com o restante do mundo através da plataforma do GovJam. “A troca de experiências entre as pessoas de diferentes órgãos e setores da sociedade propiciou uma mudança de foco de visão o que tornou o trabalho mais enriquecedor”, comemorou a servidora Rosangela Maria Souto, do Núcleo de Saúde.
Veja a reportagem: